Páginas

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Desafio Fevereiro - Oliver Twist - Charles Dickens

Boa noite! Eu li na sexta feira Oliver Twist, do Charles Dickens... e apesar do que muita gente fala de Dickens, eu gosto muito dos livros dele... até hoje todos que li eu gostei...


Este romance de Dickens por si só criou uma certa polêmica, por ser o primeiro romance da lingua inglesa que trazia uma criança como personagem principal. Sinopse rápida: uma jovem morre ao dar a luz a um menino, que recebe o nome de Oliver Twist e passa os primeiros anos de sua vida em orfanatos. Infelizmente em alguns casos a ficção imita a realidade - e pode ser que hoje em dia já não tenhamos tanto descaso como na época de Oliver, apesar de ainda existir - mas Oliver não suporta os constantes maus tratos a qual é submetido e foge de seu lar provisório.
O livro - que eu descobri hoje tem um filme baseado nele - é tocante e meigo, como apenas Dickens sabe fazer- sabia, melhor dizendo... rs... - podemos pensar que se trata de mais uma história de um menino abandonado, uma criança carente, que se envolve em más companhias e acaba tendo um final trágico, em algum embate com autoridades ou um roubo mal sucedido... mas, aí não falaríamos de um romance de Dickens... e sim de algum roteiro de um de nossos estilosos filmes nacionais... No romance de Dickens o caráter é mais importante que a fortuna. Oliver valoriza o que é seu realmente e que somente ele pode cuidar - sua consciência, sua alma... - e por isso não tem o final que esperariamos... ao contrário... mesmo que leva algum tempo, Oliver tem um final feliz e próspero... talvez para nos mostrar que caráter vale sim muito, e que fazermos a coisa certa pode sim nos trazer coisas muito boas no final..  é só acreditarmos...
Acho que todos tem que ler Dickens, e este é um bom romance para começarem... Aproveitem!! Leiam...
Beijos e até mais...

6 comentários:

Mione disse...

Já li o clássico dele, contos ed natal, e achei muito bom... Esse aí eu comprei a versão em inglês, vou ver se leio pro desafio, depois de lolita (:

beijos!

† Elaphar † disse...

Parece muito bom. Lastimavelmente ainda não li.

Uma pena também Machado de Assis ter traduzido só metade desse livro, e ainda assim pelo francês. Pelo que percebo, essa edição é da tradução do machado completada por outro né?

Ana O. disse...

quero ler, parece bem interessante. Li Tom Sawyer do Mark Twain, ele era criança, mas não tinha um fim trágico, também li Capitães da Areia, do JOrge Amado que fala de meninos delinquentes. É um problema social que os literários denunciam há tempos, mas até hoje as crianças vivem maltradas por este mundo inteiro.

Ju disse...

Oi Shirlei, nunca li nada do Dickens, mas este me atraiu, com certeza! Tomara que ele cruze o meu caminho! :D
Criei um blog há menos de um mês e estou participando do DL também. Ficarei infinitamente feliz se você puder visitá-lo e, quem sabe, segui-lo e comentar em alguma postagem (entrepalcoselivros.blogspot.com)! Ótima semana pra você! :)

Vivi disse...

Engrosso o côro dos que ainda não o leram. =(

Elisandra Eccher de Andrade disse...

Oi Flor, adorei a resenha e confesso que ainda não li nada do Dickens, mas fiquei morrendo de vontade....o post de fevereiro do desafio vai sair essa semana, ouve atraso por causa das minhas férias...beijokas elis
http://amagiareal.blogspot.com/