Páginas

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Dl Fevereiro - Beleza Negra - Anna Sewell

Boa noite... hoje eu não passei muito bem, na verdade passei mal a noite passada com uma virose qualquer, que derrubou minha pressão e me fez ter que ficar no PS, tomando soro e remédio na veia... belo inicio de feriado... argh!! Mas, a coisa boa nisso é que as enfermeiras tinham alguns livros para emprestar, e como eu já tinha acabado de ler meu romance água com açucar, peguei emprestado Beleza Negra, da Anna Sewell...



Beleza Negra é um lindo cavalo negro que tem uma estrela branca na testa e patas brancas, como botinhas...  e esta é sua autobiografia... uma história contada do ponto de vista de um cavalo é curiosa de se imaginar... e lendo fica linda e emocionante... muitas das coisas que Beleza aprendeu ainda quando era um pequeno potro lhe guiram pela vida durante a era Vitoriana na Inglaterra... uma das coisas que ele pensa logo no inicio do livro é algo com o qual eu concordo: "Eu já tinha aprendido que quando os animais caçam é para alimentar, mas e os humanos?... Elói o cavalo mais sábio disse que os humanos caçam por prazer..."
"Não sabia o que era ser domado, mas me empolguei, pois queria ser um ótimo animal... minha mãe se despediu com um ar triste, que na hora eu não entendi, mas aprendi depois... a vida me ensinou..."
Durante sua vida Beleza Negra muda várias vezes de dono, mas sempre segue sua intuição... Algumas pessoas que passam por sua vida são boas pessoas, mas nem todos respeitam os animais... Teve horas que eu chorei - não sei se efeito do remédio nas veias ou da emoção pelo livro - depois li que a idéia da autora ao escrever o livro era principalmente denunciar os abusos cometidos contra os cavalos, daí eu entendi o porque de tantos termos técnicos, sobre arreios, baias, feno, cavalariços etc,etc...
E olhem só a ironia, em um dos acontecimentos da vida de Beleza Negra, quando ele deveria ser cuidado por um cavalariço alcólatra e irresponsável... que o fez sair no meio da noite, quando Beleza Negra estava sem uma das ferraduras, para comprar bebida... Lógico que como nos dias de hoje, beber e dirigir não combinam, beber e cavalgar também não... Beleza Negra se machucou, não conseguiu mais andar e tropeçou... o bêbado irresponsável caiu do cavalo - literalmente - e quebrou o pescoço... mas isso não ajudou nada nosso amigo cavalo, com as pernas machucadas e com cicatrizes devido ao acidente, ele foi vendido a um condutor de carruagens - mais um dos seus muitos donos... ele dizia: "O melhor da vida é vivê-la, aproveitando sempre seus momentos, pois eles nunca se repetem" e foi com esse lema que Beleza Negra viveu sua vida... e lógico, que como um bom romance, no fim ele acabou feliz... mas não vou falar mais nada, porque já contei muito do livro...
Beijos e até mais...

Um comentário:

Elisandra Eccher de Andrade disse...

Não conhecia esse título, mas adorei o enredo e parece que o livro promete....mais um para eu dar uma pesquisada...\o/....beijokas elis