Páginas

sexta-feira, 20 de abril de 2012

DL Abril - The Last Empress: A novel - Anchee Min

Boa noite... eu tinha uma porção de livros de autores orientais em Inglês, que ganhei do meu querido Lars, ano passado, e não tinha lido ainda... então, aproveitei meu repouso forçado e o mês do DL para colocar a leitura em dia... :-)
The Last Empress - a última imperatriz - da Anchee Min é maravilhoso... nunca tinha lido nada dela até agora, mas adorei... principalmente por ela dar voz às mulheres da China. Depois que comecei a ler que vi que tem um livro da mesma autora - Impreatriz Orquidea - que é o ínicio da história, mas não acho que fiquei perdida por não ter lido o primeiro, só quando ela se refere a algumas coisas do passado, sem dar detalhes, que acho foi visto no volume anterior... mas este é um livro de conclusão, que mostra uma mulher muito humana que assumiu o poder em um período díficil, com relutância, mas por amor àqueles que ela queria proteger.
A Imperatriz Tzu Hsi tem um único filho, que deverá ser seu herdeiro, e é viúva. Mas, seu filho, que não é flor que se cheire, contrae uma doença venérea em suas andanças com prostitutas e morre. Então a Imperatriz adota seu sobrinho para que ele seja o próximo imperador, mas seu sobrinho é fraco e ela tem que continuar no poder, por trás da cortinhas. Todos os problemas enfrentados pela Imperatriz Orquidea - relação de ódio e amor com os Japoneses, o Levante dos Boxers (rebelião antiocidental e anticristianismo na Chinano inicio do século XX), a desconfiança do Ociedente... com tudo isso - e mais - ajudaram que a Dinastia Ch´ing fosse extinta. Mas o livro não é um fato histórico reto - é um romance a a autora não fez segredo da sua idéia de reabilitar os personagens femininos chineses, assim, The Last Empress é uma visão super interessante do que seria o mundo selado da China no século XX.
Recomendo.
Beijos

2 comentários:

Vivi disse...

Hmm...parece-me bem forte. Dica anotada!

Elisandra Eccher de Andrade disse...

Um enredo forte quando usam mulheres para demonstrar algo, mas é sempre enriquecedor. Apesar de não ler nadica de inglês gostei da dica....beijoaks elis