Páginas

sábado, 19 de maio de 2012

DL Maio - O Leitor - Bernard Schilink

O Sexto livro que li para o DL foi O leitor, e a história se passa em dois períodos - logo após a segunda Guerra mundial e alguns anos depois, onde os personagens já estão mais velhos.


Este livro, O Leitor, já virou filme, mas eu não assisti, e como peguei o livro em uma troca resolvi ler para o DL deste mês... A versão original foi publicada pela primeira vez na Suíça, mas foi traduzido para muitos países depois, inclusive o Brasil... O leitor é um livro rápido de ler... é como um conto, sobre amor, sexo, diferenças de idade, vergonhas... tudo isso no pós guerra na Alemanha.
Começa com Michael Berg, um adolescente de 15 anos, que passa mal e é ajudado por uma mulher mais velha - Hanna. Depois que ele se recupera da hepatite ele seguindo o conselho de sua mãe vai até a casa de Hanna com flores e um agradecimento, mas quando ele chega lá ele se encanta pela mulher, uma fascinação que ele em principio não consegue entender... mas com o passar dos dias o relacionamento dos dois - Michael de 15 anos e Hanna de 40 - se torna um relacionamento físico, e ele vira seu amante.
Mesmo sendo uma relação puramente sexual no início, Hanna muda isso quando começa a se interessar pela educação de Michael, então ela o estimula a frequentar as aulas e estudar bastante - para ser alguém - e os encontros dos dois ganha uma rotina mais cheia de significado quando Hanna pede que Michael seja seu leitor - leia em voz alta, após o ato sexual, os clássicos alemães.
Mas lógico que nem tudo são flores, nem apenas sexo e livros (uma combinação maravilhosa, ouso dizer... ) e Michael nada sabe da vida de Hanna, só que ela parece colecionar passagens de bonde e que tem um lado violento, que aparece em um breve momento, após um mal entendido... Mas Michael se acha feliz e é capaz de ignorar o que não sabe em troca dos encontros dos dois... Só que um dia Hanna deixa a cidade de forma bruta e misteriosa, e Michael pensa que nunca mais vai ve-la.
Anos depois, quando Michael é um estudante de direito, ele vai acompanhar um caso de julgamento de criminosos nazistas, e ele se surpreende quando vê que a ré, no banco, não é outra senão sua antiga amante - Hanna.
O Leitor e seu autor merecem todos os prêmios que ganharam, pois é um livro lindissímo, e nos leva a refletir sobre o que significa o Amor... o que significa amar, muitas vezes de forma incondicional, pessoas - pais, irmãos, avós, melhores amigos a amantes - que não são como pensamos e que cometeram atrocidades, as piores já imaginadas e conhecidas? O livro é forte, rápido, necessário na tentativa de acabar com o despenhadeiro das gerações pré e pós guerra da Alemanha, entre culpados e inocentes... mas principalmente entre o silêncio e a palavra....
Recomendo, com certeza... leiam e aproveitem...
Beijos

2 comentários:

Lígia disse...

Bela escolha :)
Faz um bom tempo que quero ler esse livro, mas nunca quis o suficiente para comprá-lo. E como já vi o filme, fico na dúvida se o livro teria o mesmo impacto.

Beijos

Vivi disse...

O livro é lindo...amei demais!!!!