Páginas

quarta-feira, 23 de maio de 2012

DL Maio - Quinze dias em Setembro - Ryoki Inoue

Boa noite... o sétimo livro que eu li para o DL este mês foi Quinze dias em Setembro, o fato histórico de fundo é o atentado às torres gêmeas, o 11 de setembro de 2001.


Eu ganhei este livro de brinde, em uma compra no submarino... acho que finalmente perceberam que ótima compradora eu sou... kkkk... daí eu deixei ele para ler em Maio, aproveitando o DL. Peguei para ler hoje, já que com a greve do metrô precisava de algo para me distrair... risos...
O livro é um romance que conta a vida de alguns personagens meses antes do atentado e dias após... ambientado em Nova York e em São Paulo, a idéia é muito boa, e o começo do livro empolga. Eu li quase até a metade de um folêgo só, mas depois comecei a ficar desencantada, principalmente com o protagonista - Fefê, rapaz mimado, filho mais novo de um empresário de sucesso, dono de uma empresa de importação e exportação, Fefê só quer saber de vida boa, de gastar o dinheiro do pai, só compra roupas na Daslu, só almoça ou janta nos melhores - e mais caros - restaurantes, só anda de carro de luxo, helicóptero ou avião. Enquanto isso seus irmãos mais velhos ralam de verdade na empresa do pai, e estão empenhados em abrir um escritório no World Trade Center, em NY.
a história pula de personagem em personagem, mas ao prestarmos atenção todos eles acabam tendo relação entre si no final. O autor fala de tráfico de drogas, prostituição, terroristas e extremismo religioso, sem contar que brinca com a idéia do seu personagem - Fefê - ser um verdaderiro fraco - um menino mimado que não cresceu... acha que só os outros erram e que ele sempre está certo...
Eu não gostei do fato de personagens com mais expressão terem sido vítimas no atentado, mas tenho que aceitar que no livro e na vida real pessoas muito boas acabaram tendo suas vidas tolhidas de forma trágica aquele dia... mas, na minha opinião no livro quem deveria estar no WTC é o Fefê, mas ele escapou...
O final do livro acabou ficando meio chato, parece que muitas coisas começaram a ser explicadas só no fim, daí não tinha mais tempo e os paragráfos acabaram sendo muito extensos e cansativos... e tem um personagem cômico - se é que posso falar assim - Kirk, um agente do FBI, que não consegue prender nenhum suspeito sem matar.. já que é desengonçado e tem mãos grandes e força descomunal... é para rir, só pode...
A história é interessante, bom pra passar o tempo, mas com certeza não é um livro que eu lerei novamente...
Beijos


Nenhum comentário: