Páginas

quarta-feira, 25 de julho de 2012

DL Julho - Gabriela, Cravo e Canela - Jorge Amado

Boa tarde... o segundo livro do DL de Julho foi de outro autor que é dos meus favoritos... Jorge Amando, Gabriela, cravo e canela.

Eu já li muitos livros de Jorge Amado, e como eu quase não assito TV e muito raramente, ouso dizer nunca em minha vida adulta, assisto novelas ou séries nacionais... eu nunca me preocupei em como os livros do Amado iam ser adaptados para a televisão... ok, ok, eu admito que eu não sou normal, mas passando por este ponto eu não sei como comparar um livro de um ótimo autor com uma adpatação - em forma de novela - para a TV aberta... assim, eu não assisto.. ponto!

Mas eu tenho que admitir que este foi o livro que eu menos gostei de Jorge Amado... sei lá, acho que pela época que foi escrito, o livro não descreve, no meu ponto de vista, Gabriela como sendo uma mulher livre, à frente de seu tempo... ao contrário, a história deixa perceber que as atitudes de Gabriela, como ter um caso com o sírio Nacib, sejam coisas de uma mulher vadia, sem direito ao respeito das pessoas... 

Mas tirando isto, a forma de escreves, a prosa de Jorge Amado é sempre cativante... poético, musical, encantador, carismático... o livro me embalou e mesmo não sendo meu favorito eu fui até o fim em poucas horas... e  até me empolguei e li Capitães da Areia de novo... risos... e como neste outro clássico do Amado, a quantidade de personagens interessantes e que poderiam ser reais é impressionante!! É como estar mesmo em uma realidade paralela... risos...

Gabriela, a protagonista, tem seus encantos, mas eu confesso que achei ela meio sem sal.. sei lá, perfeita demais - sem contar o lado sensual que no livro aparenta como sendo um defeito, que eu não concordo... mas... eu gostei muito mais da Malvina, para mim foi a personagem mais marcante, mas lógico que o sírio Nacib, com seu conflito entre o que sente por Gabriela e o que sente perante a sociedade - o que é mais importante: amor ou aparência? - é um personagem que não passa batido...

Eu recomendo o livro a todos... não sei se a série / novela adaptada na TV aberta faz jus à obra de Jorge Amado, então falo para que leiam o livro... é sempre melhor...
Beijos

2 comentários:

Vivi disse...

Eu tenho que me libertar da birra que tenho com Jorge Amado.

Edie Silva disse...

todos comentam sobre obras literária bem bom, ao meu poder e conhecimento há uma revista em quadrinhos de "gabriela, cravo e canela," em quadrinhos nº1 de 1965, alguem conhece?