Páginas

quarta-feira, 25 de julho de 2012

DL Julho - O Sr Embaixador - Érico Veríssimo


Boa tarde... eu já li todos os meus livros do DL de Julho, mas estava com muita preguiça de escrever sobre eles... risos... então, vou fazer resumos breves de cada um deles...

O primeiro foi O Sr. Embaixador, prêmio Jabuti em 1965. Adorei... eu já gosto de Érico Veríssimo, mas este livro me pegou de surpresa, por mesmo tendo sido escrito a tanto tempo ainda ter tópicos tão atuais... e eu realmente gosto da forma como o Veríssimo escreve, alguns podem achar maçante, mas eu sou suspeita, sempre me deleito com seus livros...
 
O Senhor Embaixador

A história do livro é sobre um embaixador inescrupuloso, e é dividido em partes distintas, mas que não se confundem como acontece com alguns livros... nas primeiras partes estamos em Washington, na última estamos na fictícia República do Sacramento, na ilha do Caribe.
O livro mostra tensões politicas, projetos revolucionários, diferença de opiniões e de cenários, conflitos e com certeza ressalta o lado humano, com personagens marcantes e em alguns casos até engraçados...

Na obra, contrária à época, vemos bem presente a homossexualidade e o racismo, que na época eram assuntos tabus, mas seguindo a linha de Veríssimo, de sempre em suas obras lidar com assuntos e tópicos que as pessoas não ficam confortáveis em falar sobre. Infelizmente estes dois assuntos ainda deixa muita gente desconfortável, mesmo no tempo e no mundo que vivemos.

Veríssimo mostra também nesta obra coisas que ainda existem nos dias de hoje, como eram em 65, golpes de estado, regimes políticos autoritários / ditatoriais, crises econômicas, corrupção... e também descreve como o poder corrompe... por isso dizem que se conhece uma pessoa ao se dar poder a ela. Vemos isso em uma obra de ficção como vemos no nosso dia a dia...

Eu com certeza recomendo este livro... leiam, vão adorar, como eu, tenho certeza... beijos...

Um comentário:

Vivi disse...

Eu também amo E.V demais da conta! Quero ler esse livro para tirar as minhas conclusões. :)